Boa tarde! Hoje é terça, 13 de abril de 2021
NOTÍCIAS / Coronavírus

• 23/06/2020 Coronavírus

Hospitais de Cascavel recebem auxílio emergencial para enfrentamento à Covid-19

Uopeccan e Fundação Hospitalar São Lucas receberão a segunda parcela do auxílio destinado

O governo federal começou a pagar os valores referentes a segunda parcela do auxílio financeiro emergencial às santas casas e hospitais filantrópicos para o controle do avanço da pandemia da Covid-19. Em Cascavel, a Fundação Hospitalar São Lucas e o Hospital do Câncer da Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer) irão receber os recursos.

Os repasses foram autorizados Lei nº 13.995/2020 que prevê a transferência de R$ 2 bilhões da União para todo o Brasil.  Os recursos deverão ser utilizados no controle do avanço da epidemia de Covid-19 no país, em ações articuladas com o Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital do Câncer (Uopeccan) receberá R$ 1.300.260,27. Na primeira parcela, o valor foi de R$ 155.630,56 que, juntas, totalizam R$ 1.455.890,83. Já a Fundação Hospitalar São Lucas irá receber R$ 1.312.810,03, que somando a primeira parcela, R$ 502.622,27, que totalizam R$ 1.816.432,30

A divisão às entidades foi feita em base de cálculos do Ministério da Saúde e levaram em conta critérios como população de cada município, número de contágios e presença de presídios, por exemplo.

Os recursos devem ser usados na aquisição de equipamentos, medicamentos, suprimentos, insumos e produtos hospitalares, para o atendimento adequado à população. Também poderão ser feitas pequenas reformas e adaptações físicas para aumento da oferta de leitos de terapia intensiva, além da contratação de profissionais de saúde para atender a demanda adicional.