Renda familiar no leite

Renda familiar no leite

Valdecir Kaucz de São João D’Oeste em Cascavel é agricultor, no ramo da pecuária leiteira. Filho de produtor rural não pensou em escolher outro caminho para trilhar, sempre esteve presente na propriedade ajudando o pai com a lavoura e a mãe com o leite. Atualmente, além das vacas, planta milho para fabricação de silagem para os animais e comercializa grãos como uma segunda fonte de renda.

Quando perdeu o pai, recebeu uma parte da propriedade, uma chácara, naquele momento decidiu deixar a propriedade e trabalhar como caminhoneiro, mas sempre tendo em mente que deveria expandir seus negócios agrícolas e manter aquilo que tinha no sangue: a agricultura. Recebeu a oportunidade de vender a área que tinha e pôde comprar um espaço maior onde mora atualmente, e dali para a frente seguiu os passos que herdou da família.

Agricultor Valdecir Kaucz com sua família na propriedade rural em Cascavel, dedicada à pecuária leiteira e produção de milho para silagem.
Valdecir Kaucz e seus filhos na propriedade em São João D’Oeste, com o plantel leiteiro que conquistou o 1º lugar em qualidade do leite em Cascavel.

Investiu no plantel e na propriedade, “no começo não foi fácil, perdi alguns animais e tive que me manter firme, fui comprando mais vacas e tentando sempre melhorar a qualidade genética dos bovinos com a inseminação”, comenta Valdecir. 

Assim como recebeu, incentivou os filhos a seguirem o caminho na agricultura e no agronegócio, a filha é Médica Veterinária e aplica os conhecimentos da graduação com os animais da fazenda. O filho decidiu pela agronomia e tem tocado a lavoura e o cultivo dos grãos. 

Com o apoio da Sicredi, conseguiu financiar máquinas agrícolas, tratores, alguns animais, um barracão no sistema Compost Barn para o descanso dos bovinos, carros, além de custeios agrícolas para a lavoura. “Sou associado desde 2006, a Sicredi me auxilia muito, tudo que eu estou fazendo é graças à Sicredi, a gente vai lá e tem recurso para tudo, sempre estão com as portas abertas para nos atender”, celebra o agricultor. 

“A pecuária leiteira é essencial para a comunidade, e traz o sustento de muitas famílias da região, e na Sicredi temos orgulho de apoiar esse setor. Somos gratos ao Valdecir e sua família por confiarem no nosso trabalho e nos manteremos comprometidos para contribuir ainda mais com o sucesso dos nossos associados”, diz Rafael Munaretto, gerente da agência Sicredi de São João D’Oeste.

Relembre como foi o 2º Padrão AgroShow!

Com todos os investimentos, hoje a propriedade tem 70 animais na ordenha, 50 novilhas, um total de 120 animais. Para manter a qualidade da produção do leite e trato de mais de 100 animais, utiliza parte da propriedade apenas para a produção de milho para silagem, aproximadamente 20 alqueires. E todo o esforço da família, teve um resultado positivo, no ano passado, receberam o 1º Lugar em Qualidade do Leite na Campanha Qualidade Tem Valor 2023 de Cascavel. 

Para o futuro, quer crescer, principalmente, na bovinocultura de leite que é o foco da propriedade. Os filhos têm bastante interesse em seguir com os trabalhos e ajudar o pai, Valdecir. Com o apoio da cooperativa, pretende aumentar ainda mais o barracão para acomodar mais animais. “Vamos precisar contar com o apoio da Sicredi, como sempre tivemos, nosso grande parceiro”, finaliza. 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.600 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Créditos: Assessoria de Comunicação e Marketing Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *