Ato de abertura cita atletas olímpicas ao falar da força da mulher

A abertura do 12º Encontro de Produtoras Rurais de Cascavel foi marcada por inúmeros momentos marcantes! Um dos principais foi o emocionante discurso da Presidente da Comissão Feminina do Sindicato Rural de Cascavel Maria Beatriz Orso.

12º Encontro de Produtoras: Coral homenageia vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

“Saber que somos 90 comissões formadas no PR, com 2.803 mulheres participantes, e que mais de 53% estão aqui hoje, todas com a mesma paixão e dedicação, é verdadeiramente inspirador. Hoje, quero falar sobre a força e resiliência das mulheres do agro”, iniciou a presidente da Comissão. Maria Beatriz Orso lembra sobre como as produtoras enfrentam desafios únicos, conciliando o trabalho duro da lavoura e da gestão da propriedade com tantos outros afazeres.

Como exemplo de força feminina, a Presidente da Comissão Feminina do Sindicato Rural de Cascavel citou as atletas medalhistas que atualmente competem na Olimpíadas de Paris 2024. “…Cito o exemplo de Rebeca Andrade, ginasta brasileira, medalha de ouro em Paris, que, com sua garra e determinação, é a atleta que mais recebeu medalhas na história das Olimpíadas brasileiras. Bia Souza, também com sua simplicidade e garra, conquistou medalha de ouro em Paris 2024, e vamos, se Deus quiser, ser ouro também no futebol feminino no sábado. São mulheres que mostram que, quando acreditamos em nós mesmas e nos dedicamos com o coração, não há limite para o que podemos alcançar. São exemplos de superação e excelência, e, assim como elas, nós também podemos alcançar grandes feitos no nosso setor”, afirma Maria Beatriz Orso.

A importância da FAEP e do Sistema Sindical também foi destaque no discurso de abertura, que explanou a relevância do programa Sindicato Protagonista, cujas ações, nas palavras da presidente da comissão, Permitirão no futuro que o sindicato se destaque pela defesa dos interesses dos produtores rurais e ocupe, na sociedade, o espaço de destaque necessário, levando nossas demandas para âmbitos regionais, municipais, estaduais e federais.

Maria Orso comentou também sobre a realidade difícil que os produtores brasileiros enfrentam, em especial pela falta de melhoramento e expansão de investimentos, mais subsídios, mais programas de apoio. Ao finalizar seu discurso e seguindo um gesto já conhecida pelas mulheres que participam do anual Encontro de Produtoras Rurais, a Presidente da Comissão Feminina do Sindicato Rural de Cascavel Maria Beatriz Orso tirou e jogou o seu chapéu para as participantes!