12º Encontro de Produtoras Rurais: conheça as três homenageadas

O 12º Encontro de Produtoras foi marcado por inúmeros momentos emocionantes, e um dos principais foi as homenagens realizadas para três produtoras que atuaram em diferentes aspectos do agronegócio estadual.

Romilda Tozo Bilibio

Romilda Tozo Bilibio, nascida em 1935 em um vilarejo no interior do Rio Grande do Sul, é um exemplo de força e dedicação no agronegócio. Mudou-se para Cascavel em 1958, onde, ao lado do marido, iniciou sua jornada no setor com a fundação de uma serraria. Com o passar do tempo, a fazenda tornou-se a principal fonte de renda da família, e Romilda esteve sempre à frente das atividades agrícolas e pecuárias, expandindo o negócio familiar.

Apesar das dificuldades iniciais, Romilda nunca deixou de participar ativamente do plantio e do cuidado com o gado, conquistando seu espaço e contribuindo para o crescimento do setor. Sua trajetória é marcada por momentos de superação e memórias afetivas, como os domingos de churrasco em família e as histórias engraçadas vividas no campo.

No 12º Encontro de Produtoras Rurais, Romilda é reconhecida como uma inspiração para todas as mulheres do agronegócio, demonstrando que, com coragem, resiliência e amor, é possível superar qualquer desafio. Sua contribuição para o setor é um orgulho que transcende gerações.

Teresinha Barron

Nascida em 22 de abril de 1959, em Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Teresinha Barron é um exemplo de garra e dedicação no fortalecimento do agronegócio e das comunidades rurais. Mudou-se para o Paraná aos 8 anos, onde sua família enfrentou desafios na agricultura, moldando seu caráter e compromisso com o campo.

Aos 16 anos, Teresinha iniciou sua trajetória na Acarpa, hoje IDR-PR, onde trabalhou por 46 anos, sempre buscando inovações para o campo. Foi uma das fundadoras da Feira do Pequeno Produtor em Cascavel, em 1983, e desempenhou um papel crucial na criação da Agrivel, promovendo a comercialização de produtos frescos para merenda escolar e mercados locais.

Como extensionista, Teresinha sempre acreditou no potencial dos pequenos produtores, ministrando cursos e incentivando a conformidade com normas sanitárias. Ela foi pioneira na técnica de construção de minas de solo e cimento em Cascavel, amplamente utilizada até hoje.

Sua vida é um exemplo de dedicação ao agronegócio e às comunidades rurais, e seu legado continua a iluminar o caminho de todos que se beneficiaram de seu trabalho incansável. Por sua grandeza, a Teresinha foi a 2ª homenageada do 12º Encontro de Produtoras.

Lisiane Rocha Czech

Lisiane Rocha Czech, agrônoma e produtora rural, é uma figura de destaque no agronegócio do Paraná. Presidente do Sindicato Rural de Teixeira Soares, vice-presidente da FAEP/SENAR-PR e coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), sua liderança tem sido fundamental para a formação de 88 comissões locais, reunindo cerca de 3.000 mulheres em todo o estado.

A trajetória de Lisiane começou na década de 1990, quando iniciou a atividade leiteira em uma propriedade herdada de seu pai. Com determinação, modernizou a propriedade, transformando-a em um exemplo de produção leiteira. Sua paixão pelo campo é um legado familiar, inspirado por suas bisavó e avó, que também foram líderes em suas comunidades.

Sob sua liderança, Lisiane tem inspirado e capacitado milhares de mulheres a se unirem e se fortalecerem no agronegócio. Sua dedicação é um exemplo claro de como o protagonismo feminino tem sido essencial para o crescimento do setor.

Essas homenagens celebram a contribuição dessas mulheres extraordinárias, cujas vidas e trajetórias no agronegócio são um verdadeiro orgulho para suas comunidades e para o Paraná.

12º Encontro de Produtoras Rurais

O 12º Encontro de Produtoras Rurais de Cascavel, organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel através da sua comissão feminina, reunirá 1.500 mulheres produtoras rurais de todo o Estado do Paraná nos dias 08 e 09 de agosto no espaço do Show Rural Digital Coopavel. Pela primeira vez em doze anos, o evento acontecerá em dois dias consecutivos e contará com a presença de representantes da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).