Representante do Sindicato Rural assume presidência do Conselho de Segurança Alimentar

Representante do Sindicato Rural assume presidência do Conselho de Segurança Alimentar

Com uma trajetória marcada pelo trabalho em prol da segurança alimentar e do agronegócio, Carol Grapeggia assume liderança importante na promoção do direito à alimentação adequada em Cascavel.

Sindicato Rural de Cascavel participa do 2º Encontro Estadual de Gestores e Mobilizadores

Caroline Grapeggia, colaboradora do Sindicato Rural de Cascavel e representante da entidade no Escritório de Compra Agro, foi eleita a nova presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Cascavel (COMSEA), do qual já fazia parte como membro titular ativo.

A votação representa uma nova etapa na articulação entre o setor rural e a promoção de políticas públicas que garantem o acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente à população.

A nomeação de Caroline Grapeggia ao COMSEA ocorre no contexto da Lei Municipal Nº 6973, de 11 de abril de 2019, que estabelece os componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Esse sistema tem como objetivo promover o direito humano à alimentação adequada, respeitando as diversidades culturais, econômicas e sociais do município de Cascavel.

Segundo a legislação, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar é um órgão permanente vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e atua na proposição, acompanhamento e monitoramento de políticas e ações voltadas para a segurança alimentar.

Caroline, que já exerce papel fundamental no Escritório de Compra Agro, uma iniciativa pioneira criada em parceria entre o Sindicato Rural de Cascavel e diversos parceiros, entre eles, o idealizador, o Comitê Gestor Municipal, traz para sua nova função uma sólida experiência na intermediação entre o produtor rural e as políticas públicas. Para ela, a presidência do COMSEA representa a oportunidade de ampliar o alcance das políticas de segurança alimentar, conectando ainda mais o campo e a cidade.

Em suas primeiras palavras como presidente do COMSEA, Caroline destacou a importância do trabalho conjunto: “A segurança alimentar não depende apenas da produção rural, mas também de políticas de distribuição, de conscientização nutricional e de apoio social. Estamos em um momento onde unir esforços é fundamental para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação de qualidade, que respeite a nossa cultura produtiva e promova saúde para toda a população de Cascavel.”

O presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, reforçou a relevância da nomeação de Caroline: “O setor agropecuário tem uma responsabilidade direta na produção de alimentos, mas também no fortalecimento de políticas que assegurem a distribuição desses alimentos de forma justa. A Caroline sempre foi uma defensora da agricultura local e, à frente do COMSEA, ela vai promover uma ligação ainda mais forte entre o campo e as políticas de segurança alimentar.”

A legislação que rege o COMSEA prevê uma série de ações colaborativas entre o poder público e a sociedade civil para garantir a implementação de programas que assegurem o direito à alimentação. Entre as atribuições do conselho está a convocação da Conferência Municipal de Segurança Alimentar, evento que ocorre a cada quatro anos para discutir e definir prioridades para a política municipal de segurança alimentar. Além disso, o conselho deve dialogar continuamente com as entidades que compõem o SISAN para avaliar a efetividade das políticas públicas e propor ajustes sempre que necessário.

Segundo Paulo Vallini, diretor secretário do Sindicato Rural de Cascavel, a presença de um representante rural na presidência do COMSEA reforça o compromisso do setor com a alimentação saudável e sustentável: “Ter alguém com a bagagem da Caroline no comando do COMSEA é uma garantia de que as necessidades do campo serão ouvidas e que a segurança alimentar será tratada com a devida atenção e seriedade. O campo é o grande provedor de alimentos, e estar presente nas decisões estratégicas do município é fundamental para que possamos continuar evoluindo.”

Além das atividades já em andamento, como o monitoramento da implementação da Política Municipal de Segurança Alimentar, Caroline mencionou alguns dos seus principais objetivos à frente do conselho, como a promoção de ações que incentivem a agricultura local e o fortalecimento das parcerias com os pequenos produtores rurais.

A presença de uma representante do Sindicato Rural à frente do COMSEA reforça a conexão entre o campo e a cidade, garantindo que as vozes dos produtores sejam ouvidas nas discussões estratégicas sobre alimentação e nutrição. O desafio de promover a segurança alimentar em um município como Cascavel passa a ter um olhar ainda mais atento às necessidades locais, com o campo e a cidade caminhando juntos para garantir o direito à alimentação adequada a todos.

MESA DIRETIVA ELEITA:

• Presidente- Caroline Grapeggia, Sindicato Rural de Cascavel 

• Vice presidente- Airton Citolin- AREAC 

• Primeira secretária- Clemair – SESPPRO

• Segunda secretária- Raquel- SEAGRI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *