COMEÇOU! Sindicato Rural de Cascavel participa do 36º Show Rural Coopavel

O Show Rural Coopavel é um dos eventos mais importantes do agronegócio mundial e, mais uma vez, o Sindicato Rural de Cascavel se faz presente durante todos os dias da feira. Para 2024, o estande da entidade trará algumas novidades, como um espaço dedicado à pesquisa científica da Unioeste, a segurança do campo com a Polícia Militar Rural e a educação, com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

“Como costumo dizer, o agro é a mola propulsora da economia brasileira, mas nunca estivemos sozinhos nesse progresso. A educação, a pesquisa, a segurança pública e as políticas públicas de qualidade são pilares para que o produtor rural possa fazer seu trabalho de maneira tranquila, assertiva, e garantindo longevidade para as futuras gerações”, explica o Presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso.

+7.500 produtores e +1.100 alunos

Que o Sindicato Rural de Cascavel é um espaço querido por todos nós já sabemos, e esse ano o estande receberá mais de 7.500 produtores de todo o Paraná. As caravanas, que irão comparecer ao evento diariamente, trarão milhares de agricultores que irão poder deliciar um saboroso café da manhã no estande do sindicato.

Além dos produtores, o Sindicato também será ponto fixo de visita para centenas de alunos dos colégios agrícolas do Estado. Os jovens, de 14 a 18 anos, irão visitar o evento na quarta-feira (07/02) e participarão da entrega oficial dos drones aos colégios.

Escritório de Compra Agro lança seu 1ª aplicativo, a digitalização do agronegócio cascavelense

No dia 06 de fevereiro (terça-feira) o Escritório de Compra Agro fará o lançamento oficial do aplicativo Berdan Agro, um aplicativo que busca facilitar e inovar a relação entre os produtores de todo o município e os compradores. No aplicativo, o produtor terá a possibilidade de cadastrar sua propriedade como um empreendimento, informando o necessário para que possíveis compradores possam entrar em contato e realizar as negociações.

O objetivo é digitalizar os dados do agronegócio cascavelense, facilitando e otimizando o diálogo entre aqueles que querem vender seus produtos e aqueles que desejam comprar. O novo aplicativo foi desenvolvido e impulsionado pela Berdan, uma empresa de tecnologia, marketing e dados, especializada em desenvolvimento de soluções inteligentes para resolução de problemas e também a nova parceira oficial do Escritório de Compra Agro.

O lançamento oficial ocorrerá às 14h30, no estande do Sindicato Rural de Cascavel, e contará com a presença de representantes de todas as instituições parceiras, representantes da Prefeitura Municipal e da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. Na ocasião, será feito uma demonstração de como a nova tecnologia irá funcionar.

O Escritório de Compra Agro é uma iniciativa que só se tornou possível devido aos trabalhos do Comitê Gestor Municipal em parceria com o Sindicato Rural de Cascavel, Exército Brasileiro, IDR-Paraná, Núcleo Regional de Educação de Cascavel, TCE PR, Escola de Gestão Pública (EGP), Prefeitura Municipal de Cascavel, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná, Sebrae e do COMPRA Paraná.

FAEP entre um drone para cada colégio agrícola do Paraná no Show Rural

Na quarta-feira (07/02), às 15h, o Show Rural será palco de uma importante ação, na qual serão entregues – pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) – 23 drones, entre outros equipamentos, aos diretores de colégios agrícolas da rede estadual de ensino. A entrega será realizada no estande do Sindicato Rural de Cascavel, onde acontece a ativação da Seed-PR na feira.

Com a participação de diretores e alunos de colégios agrícolas de diversas regiões do estado, a entrega contará ainda com a presença do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda e do presidente do Sistema Faep/Senar, Ágide Meneguette.

”Além do Senar estar investindo na educação pública de qualidade, essa parceria representa um novo momento para os colégios agrícolas, que fazem parte da nossa educação profissional, formando jovens direto para o mercado de trabalho. Significa a garantia de um futuro melhor para nossos alunos e para suas famílias”, diz Roni Miranda.

Ágide Meneguette lembra que a ação é mais um passo do convênio que teve início em dezembro de 2022 e que vai se estender até o ano de 2030. “Há uma série de etapas que estão ocorrendo ao longo desse período o resultado desse investimento, será a formação de jovens qualificados para atuarem no setor agrícola, gerando emprego e renda no campo”, destaca.

Com os novos equipamentos, os alunos terão acesso ao que há de mais moderno no que diz respeito à inovação tecnológica no setor. Os drones de precisão possibilitam, por exemplo, obter remotamente, todas as informações referentes às culturas, sendo possível analisar a eficiência do plantio e mensurar as colheitas, o que influencia diretamente no desempenho das lavouras.

Integram o pacote de equipamentos, além dos drones e penetrômetros que servem para o desenvolvimento ideal da planta, aparelhos de GPS portáteis, GPS agrícolas, tablets, mostradores de solo, fluxômetros, termo higro anemômetros para medir a temperatura e a umidade do solo e kits de ordenha e de aplicação de agroquímicos. As ferramentas serão destinadas a mais de 1,5 mil alunos de colégios agrícolas em todas as regiões do estado, que já realizaram 11 mil horas de cursos de capacitação. O investimento foi de cerca de R$ 3 milhões.

Participam da exposição equipes de alunos das seguintes escolas: Centro Estadual de Educação Profissional Fernando Costa (Santa Mariana – NRE Cornélio Procópio); Centro Estadual de Educação Profissional Assis Brasil (Clevelândia); Centro Estadual de Educação Profissional Getúlio Vargas (Palmeira) e Centro Estadual de Educação Profissional Olegário Macedo (Castro). Cada instituição enviará oito alunos, sendo dois representantes de cada área de especialização.