Cursos do SENAR-PR oferecem novas capacitações contra incêndios

Os produtores e trabalhadores rurais de Cascavel têm a oportunidade de participar de dois cursos essenciais para a segurança no campo: o curso sobre Inflamáveis e Combustíveis (NR 20) e o curso de Brigada de Incêndio Avançado (NPT 017). Ambos os treinamentos, oferecidos pelo Sindicato Rural de Cascavel através do SENAR-PR, focam na prevenção de acidentes e no manejo adequado de situações de emergência, sendo ferramentas fundamentais para garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho rural.

A segurança no trabalho rural vai muito além da simples execução das tarefas diárias. Com as novas exigências do mercado e a necessidade crescente de boas práticas de segurança, o SENAR-PR oferece duas capacitações indispensáveis: Inflamáveis e Combustíveis (NR 20) e Brigada de Incêndio (NPT 017).

Inflamáveis e Combustíveis (NR 20)

O curso Inflamáveis e Combustíveis (NR 20), com duração de 16 horas, tem como público-alvo trabalhadores e produtores rurais que lidam diretamente com a extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de líquidos combustíveis. O objetivo é oferecer uma base sólida em saúde e segurança no trabalho, destacando a importância de controlar fontes de ignição e seguir procedimentos rigorosos em situações de emergência.

De acordo com o conteúdo programático, os participantes têm acesso a temas como as características dos inflamáveis e combustíveis, FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos), proteção contra incêndio, análise preliminar de perigos e riscos, além da utilização prática dos sistemas de segurança contra incêndios. O curso oferece materiais educativos fornecidos pelo SENAR, como o livreto “Prevenção e Combate a Princípios de Incêndio”.

“Este treinamento é uma maneira eficaz de minimizar os riscos no ambiente rural, garantindo que todos saibam como prevenir e agir em casos de acidentes com inflamáveis O curso fornece conhecimento de como os produtores e trabalhadores possam garantir instalações adequadas e cuidar para que equipamentos e maquinários não se tornem fontes geradoras de incêndio”, afirmou Paulo Vallini, diretor secretário do Sindicato Rural de Cascavel.

Brigada de Incêndio Avançado (NPT 017)

Já o curso Brigada de Incêndio (NPT 017), com carga horária de 40 horas, possui um caráter mais abrangente, focando não só no combate a incêndios, mas também na prevenção e no abandono de áreas em caso de emergência. O curso é destinado a trabalhadores e produtores rurais e exige boa condição física dos participantes.

O treinamento inclui parte teórica e prática de combate a incêndios, além de primeiros socorros e resgate de vítimas em situações complexas, como espaços confinados e trabalho em altura.

“O curso de Brigada de Incêndio é fundamental para a segurança das propriedades rurais, não apenas por treinar os trabalhadores no combate ao fogo, mas também por ensinar resgate e primeiros socorros. É um treinamento completo que garante mais segurança e tranquilidade no campo,” ressaltou Paulo Vallini, que também destacou que o curso não descarta a necessidade de acionar o Corpo de Bombeiros em situações de emergência.

Entre os conteúdos oferecidos no curso, estão tópicos como a propagação do fogo, classes de incêndio, agentes extintores, psicologia em emergências, além do uso adequado de EPIs e equipamentos de combate a incêndio. Os participantes também terão contato com práticas de resgate de vítimas, utilizando técnicas e equipamentos especializados, como cintos de segurança pára-quedistas, trava-quedas e cordas de segurança, materiais fornecidos pelo solicitante do curso.

O SENAR também disponibiliza materiais e equipamentos necessários para a execução das aulas práticas, os quais ficam à disposição dos alunos durante as aulas. “Os treinamentos do SENAR-PR equilibram o conhecimento teórico e prático, garantindo que os produtores possam vivenciar nas aulas o que é ensinado, tirando todas as dúvidas que possam a surgir em uma situação real de incêndio”, afirma a mobilizadora do SENAR-PR Anieli Turmina.

Os dois cursos oferecem certificado após a conclusão das respectivas cargas horárias (16 horas para o curso NR 20 e 40 horas para o curso NPT 017 Avançado), sendo um diferencial para os trabalhadores rurais que desejam aprimorar suas competências em segurança no trabalho.

Anieli ainda menciona a relevância dos cursos para o desenvolvimento do setor rural: “Ao promover a capacitação de nossos trabalhadores, estamos não apenas garantindo a segurança de todos, mas também melhorando a produtividade e a qualidade do trabalho realizado no campo. Esses treinamentos são essenciais para a preservação do bem-estar de todos os envolvidos no processo produtivo.”

O Sindicato Rural de Cascavel, em conjunto com o SENAR-PR, reafirma seu compromisso com a segurança e a saúde no ambiente rural, oferecendo aos produtores e trabalhadores rurais ferramentas práticas e teóricas para garantir um ambiente de trabalho mais seguro. A busca por qualificação contínua é um dos pilares que garantem a prosperidade e a sustentabilidade no campo, e essas iniciativas são um grande passo nessa direção.