“Em briga de marido e mulher, se mete a colher”, palestra discute feminicídio no campo
Durante a manhã do primeiro dia do 12º Encontro de Produtoras Rurais, o feminicídio e a segurança no campo foram tema central da palestra de abertura do evento. A Major Marcia Bilibio, o Capitão Íncare de Jesus e a Capitã Carolina Zancan, todos da Polícia Militar do Paraná, discutiram com as produtoras dados reais da violência que atinge dezenas de mulheres em toda a zona rural.
“As sequelas que a violência doméstica gera não é uma apenas uma dor momentânea, ela provoca danos levados para a vida toda”, explica a Capitã Carolina. Durante a palestra, os policiais exibiram desenhos feitos por jovens que testemunharam o assassinato da mãe, por parte do pai (quando ainda eram crianças) e explicaram que mesmo na vida adulta, as sequelas e traumas são presentes.
Entre os inúmeros recursos apresentados para facilitar os pedidos de ajuda no campo, a Polícia sugere a criação de grupos em aplicativos de mensagem entre as mulheres para que elas possam facilmente solicitar socorro em casos de violência. Além disso, a PM afirma que faz visitas nas propriedades para instalar sistemas de segurança, aumentando ainda mais a proteção.
Quando o assunto é violência contra mulher, a Major da Polícia Militar Márcia Bilibio é categórica: “Em briga de marido e mulher, se mete a colher sim!”