Mulheres no agro: Sindicato Rural realiza reunião com Leandre Dal Ponte, a Secretária da Mulher

O Sindicato Rural de Cascavel, por meio da Comissão Feminina, realizou uma reunião com a Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. O objetivo foi discutir o protagonismo das mulheres do agro e os desafios enfrentados no dia a dia no campo.
O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (12/02) e reuniu produtoras rurais, integrantes da comissão, o presidente do Sindicato Rural, Paulo Orso, e o superintendente do SENAR-PR, Pedro Carmona.

Para a Presidente da Comissão Feminina do Sindicato Rural de Cascavel, Maria Beatriz Orso, o diálogo com o governo é essencial para aproximar as demandas das produtoras das políticas públicas estaduais.
“Foi um encontro incrível. A Secretária nos deu muita abertura para que possamos conversar com as mulheres nas comunidades e levar o alerta às mulheres com respeito à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340)” – Maria Beatriz Orso.

Políticas públicas para as mulheres do agro
Leandre Dal Ponte destacou o papel das comissões femininas organizadas pelo Sistema FAEP e pelos Sindicatos Rurais do Paraná na valorização das mulheres do agro. Segundo Leandre, essas comissões representam um avanço na valorização e visibilidade do protagonismo feminino.
“Quando investimos nas mulheres, todo mundo ganha. Infelizmente, ainda temos muitas mulheres rurais que vivem na invisibilidade, vítimas de violência, sem valorização do trabalho. O Governo do Paraná tem investido muito esforço para que possamos construir uma política que não deixe nenhuma mulher para trás. Queremos que elas tenham conhecimento dos seus direitos, da sucessão familiar, dos direitos previdenciários, da gestão da propriedade. Queremos que elas possam ter um projeto de vida” – afirmou Leandre.
Fortalecimento da representatividade feminina no agro
O Sindicato Rural de Cascavel reforça o compromisso de dar voz às mulheres do agro, promovendo encontros e iniciativas que ampliam sua participação no setor. A reunião foi um passo importante para fortalecer políticas públicas que garantam mais segurança, reconhecimento e desenvolvimento para as mulheres do campo.