Natureza e oportunidades: O Turismo Rural em Cascavel
O Turismo Rural tem ganhado cada vez mais destaque em Cascavel e um exemplo disso é o Rancho Cabeça de Vaca, na Comunidade do Rio do Salto e Sítio Refúgio na Mata, em Sede Alvorada. Os empreendimentos surgem como uma das principais opções para quem busca se isolar, descansar e experimentar o cotidiano rural.
O Rancho Cabeça de Vaca, do produtor rural Tiago Pereira Leite e sua esposa Denise Justen, tem uma estrutura para hospedagem, o rancho oferece aos visitantes uma cabana rústica, produtos coloniais, espaço para contemplação do Rio do Salto e, em breve, novidades.
O Sítio Refúgio na Mata, da produtora Jôsi Borelli, é contornado pelo Rio Lopéi, do qual as pessoas podem desfrutar de momentos agradáveis, seja tomando banho de cachoeira ou simplesmente curtindo o lindo bosque. O local é alugado para piqueniques, sessões de foto, trilhas pré-agendadas com equipe especializada e almoços.
Conversamos com Tiago e com a Jôsi sobre as perspectivas do Turismo Rural, os desafios enfrentados e as ações para promover a experiência de vida no campo.
Atrações Naturais e Isolamento
O Turismo Rural está ganhando cada vez mais espaço na região oeste, em especial em Cascavel, impulsionado tanto pelos novos empreendimentos que estão surgindo no município quanto pelo movimento das pessoas de viajarem mais, principalmente pós pandemia.
“Nossa proposta é de isolamento, não tem vizinho, a ideia é se isolar e repousar”, destaca Tiago. Além da hospedagem em uma cabana rústica pelo Airbnb (plataforma para alugar acomodação), o rancho oferece aos visitantes um cenário de beleza natural, com possibilidade de mergulhar e relaxar na beirada do Rio do Salto.
“Aqui é tudo rústico, simples, mas é o simples que encanta. Partimos do princípio que é uma experiência preparada de pessoas para pessoas e isso está muito relacionado com vivências, sentimentos, sensações, volta às origens, contato com a natureza, se desestressar e se reconectar.”, explica Jôsi.
Experiência de Vida no Campo
No Rancho Cabeça de Vaca, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar a rotina do campo, acompanhando as atividades diárias da propriedade rural. “Com o crescimento da cidade de Cascavel a gente recebe crianças que nunca viram uma vaca de perto, adultos que nunca tiveram contato com animais que estão aqui para produzir nossa existência”, comenta Tiago.
O produtor afirma que sua propriedade não é um hotel fazenda, e sim o seu lar. A cabana rústica está inserida em um sítio produtivo, onde os hóspedes podem testemunhar a ordenha de vacas, a produção de queijos e outras tarefas cotidianas.
“A pessoa que vem aqui vai acompanhar a nossa vida diária, a vida do interior. A pessoa vem para cá e vive uma experiência de vida no campo”, afirma Tiago.
Declaradamente apaixonada pelo Rio Lopeí, Jôsi até tentou morar na cidade, mas não via sentido na vida corrida e sufocada que levava. Nascida praticamente à beira do Lopeí, na mesma terra onde fica o sítio Refúgio, decidiu voltar às origens depois de engravidar de Eloísa. “O turismo rural, para nós, além de proporcionar uma enorme satisfação pessoal, atua como uma complementação de renda nos ajudando a permanecer no sítio além de divulgar e fomentar as agroindústrias e o comércio local pois a maioria dos produtos que servimos compramos da vizinhança”, conta.
A família começou a pensar em turismo rural em 2019. “Foi um dos cursos do Senar que me proporcionou a virada de chave. Fiz o empreendedor rural em 2019 e em 2020 já começamos a receber visitantes, além de todas as capacitações em turismo rural que, sempre que posso, estou fazendo para se atualizar e sempre aprender mais sobre o assunto.
Desafios e Perspectivas Futuras
Apesar do sucesso do rancho, Tiago destaca desafios financeiros e estruturais. “Os recursos financeiros são um desafio constante. Além disso, a estrutura de acesso, principalmente em épocas de chuva, é dificultada”, afirma. Entretanto, o produtor se mantém otimista e planeja novas melhorias. “Temos projetos de ampliar as cabanas e abrir espaço para receber pessoas para o almoço”, revela.
Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cascavel informou que tem a intenção de integrar o fomento ao Turismo Rural com o Anel Viário Rural, que levará o asfalto. Além disso, a SEMDEC também afirmou que possui a intenção de melhorar a identificação dos atrativos turísticos rurais (como hotéis, trilhas, restaurantes e cachoeiras) com placas e mapas de identificação, além de auxiliar no encontro dos mesmos de forma digital.
Ciente de sua importância após anos auxiliando na promoção de iniciativas que estimulam o turismo no município, o Sindicato Rural de Cascavel, nos últimos anos vem sendo parceiro do COMTUR e auxiliou no levantamento dos potenciais turísticos do município. Recentemente, instituiu a Comissão de Turismo. Para André Heitor Costi Neto, Médico Veterinário e titular da Comissão, é necessário ouvir os produtores e empreendedores rurais para a criação de políticas públicas assertivas.
“O produtor vive o dia a dia de seu negócio, ele sabe quais os gargalos que o atrasam, em especial os relacionados à infraestrutura. O Sindicato há anos auxilia os agricultores com formação, através dos cursos do SENAR-PR, e sempre atuou na luta por melhores acessos ao interior. Isso beneficia a todos”, explica André.
Ademais, o Sindicato Rural de Cascavel já realizou também inúmeros cursos junto a Adetur, que geraram novos empreendimentos, além de cursos realizados para profissionais que já trabalhavam com turismo e puderam se especializar ainda mais.
Turismo Rural em Crescimento
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, o Turismo Rural em Cascavel vem se desenvolvendo com ações integradas de órgãos como o Sindicato Rural, SENAR, FUNDETEC, ADETUR, COMTUR, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e entidades ligadas ao turismo.
A cidade também está buscando melhorar o acesso e a infraestrutura, incluindo a expansão do aeroporto para atrair voos internacionais. “Percebemos o avanço do empreendedorismo nesta área, tanto de produtos saudáveis e diversificados, como de atrativos turísticos”, comenta Maristela Becker Miranda, Diretora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cascavel.
Para Maristela, a valorização pós pandemia por parte dos cidadãos é notável e a Secretaria está buscando fomentar ações através de um trabalho intersetorial com os órgãos.
De acordo com Paulo Vallini, Diretor Secretário do Sindicato Rural de Cascavel, com a melhoria das estradas rurais do município estão surgindo novos empreendimentos de turismo principalmente restaurantes e pousadas.
“Aqueles que irão frequentar esse lugar poderão ir e retornar independente da situação climática. Isso garante mais segurança para os turistas e mantém a renda dos produtores”, explica Paulo.
Parcerias e a importância do SENAR-PR
Um dos motivos do sucesso dos empreendimentos são as parcerias e estratégias de promoção. Tiago destaca a cooperação com órgãos como o Sindicato Rural e a Adetur, participando de fóruns de turismo, e comenta sobre as colaborações com influenciadores digitais.
“Já estão surgindo algumas parcerias, alguns influenciadores vêm para cá e divulgam, participamos de feiras, mas é um trabalho de formiguinha”, conta Tiago.
O produtor também enfatiza a importância da sua formação através dos cursos do SENAR-PR, oferecidos pelo Sindicato Rural de Cascavel, na capacitação que os preparou para o sucesso do rancho.
“Fizemos cursos de turismo rural, produção de queijo, derivados, escolha de pastagem, é uma iniciativa super positiva para quem quer inovar suas ações. A Adetur também tem ações que promovem o turismo rural, então temos bons parceiros, na coletividade também alcançamos os nossos objetivos”, enfatiza o produtor.
Jôsi também ressalta a importância dos cursos do SENAR-PR para a implantação do turismo rural em sua propriedade. “Os cursos do Senar são ótimos, com instrutores muito bem capacitados e que falam a nossa língua. E não se pode deixar de falar tanto da estrutura confortável que os sindicatos nos fornecem para fazermos esses cursos quanto a atenção e o carinho que as mobilizadoras nos dão. Tudo contribui para facilitar nosso trabalho”, ressalta a dona do Sítio Refúgio na Mata.
O Turismo Rural em Cascavel desponta como uma alternativa para quem busca vivenciar o cotidiano rural e desfrutar da natureza exuberante do interior do município. O Rancho Cabeça de Vaca se destaca como um refúgio de isolamento e descanso, oferecendo aos visitantes uma experiência genuína de vida no campo.