Sindicato e CMG realizarão palestra sobre o câncer de próstata
No dia 26 de novembro, às 19h na sede do Sindicato Rural de Cascavel, a entidade e o Centro Médico Gastroclínica irão se unir para uma palestra sobre o câncer de próstata. O evento contará com a presença do cirurgião Univaldo Sagae e do cirurgião oncológico Gabriel Bonatto, que proporcionarão um momento esclarecedor, repleto de informações importantes sobre prevenção desse tipo de câncer.
“Esse assunto ainda é um tabu muito grande e precisamos dar o exemplo e nos informarmos sobre. O câncer de próstata é uma doença séria, e precisa ser tratada com a devida seriedade”, afirma o Presidente do Sindicato Rural, Paulo Orso.
O que é câncer de próstata?
De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, o câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.
As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.
A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.
As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um
crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer).
O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.