Encontro reúne mais de 1,6 mil produtoras rurais em Cascavel

Encontro reúne mais de 1,6 mil produtoras rurais em Cascavel

O 13º Encontro de Produtoras Rurais de Cascavel começou com o pé direito. O evento, promovido pelo Sindicato Rural de Cascavel por meio de sua Comissão Feminina, superou todas as expectativas e já registra mais de 1.600 inscrições confirmadas, um novo recorde desde a primeira edição. Realizado no espaço do Show Rural Digital, o encontro tem se consolidado como um dos maiores do Paraná voltados à formação, à valorização e ao protagonismo da mulher no campo.

O 13º Encontro foi responsável por lotar mais de 900 quartos na rede de hotelaria no município e é oficialmente o maior evento feminino do agronegócio no Brasil.

Coral Elas Cantam, formado por produtoras rurais, emocionou o público na abertura do 13º Encontro de Produtoras Rurais em Cascavel
O Coral Elas Cantam, primeiro do Brasil formado apenas por produtoras rurais, apresentou “Ave Maria” e “Can’t Help Falling in Love” na abertura do evento.

A abertura foi marcada por um momento emocionante: a apresentação do Coral Feminino “Elas Cantam”, regido pelo maestro Josimar Silva, que encantou as participantes e reforçou a união e a força das mulheres do agro.

O Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Valdemar Jorge, destacou a relevância do trabalho feminino no setor rural. “Ainda bem que o agro tem as mulheres. Elas são protagonistas, empreendedoras e cuidadoras. Hoje, como pai de meninas, quero trazê-las a próxima edição do Encontro de Produtoras Rurais de Cascavel”, afirmou.

Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Valdemar Jorge, fala às participantes do 13º Encontro de Produtoras Rurais em Cascavel
Valdemar Jorge destacou o protagonismo das mulheres do agro durante o 13º Encontro de Produtoras Rurais, no Show Rural Digital, em Cascavel.

A presidente da Comissão Feminina, Maria Beatriz Orso, fez um discurso potente e ressaltou o papel estratégico e a responsabilidade das produtoras no desenvolvimento rural sustentável.

“Essas mulheres são verdadeiras guardiãs do desenvolvimento sustentável do agronegócio. Elas produzem, inovam, educam e contribuem para a evolução constante do nosso setor. Este encontro é para reconhecê-las e fortalecê-las ainda mais”, declarou.

Maria Beatriz Orso, presidente da Comissão Feminina, em discurso no 13º Encontro de Produtoras Rurais
Maria Beatriz Orso falou sobre o protagonismo e responsabilidade das mulheres do agro.

Segundo o Censo Agropecuário de 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – o último realizado –, mais de 40 mil fazendas no Paraná são conduzidas por mulheres. Apenas na região Oeste, das 42,5 mil propriedades rurais, 5,2 mil contam com a participação de mulheres nas atividades agropecuárias. O evento, que conta com o Sistema FAEP como patrocinador oficial e apoio institucional da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), segue ao longo do dia com painéis, palestras e momentos de confraternização.

“É uma grande satisfação ver este evento se consolidar e crescer a cada edição. O Sindicato acredita na força da mulher rural e no seu papel estratégico na propriedade, na família e nas comunidades. Promover um dia como esse é investir no futuro do agro”, reforçou Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel.

Presidente do Sindicato Rural, Paulo Orso, durante a abertura do 13º Encontro de Produtoras Rurais
Paulo Orso destacou o investimento no futuro do agro ao valorizar a mulher no campo.

O presidente interino do Sistema FAEP Ágide Eduardo Maneguette destacou a relevância da mulher e seu papel no agronegócio.

Presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, participa do 13º Encontro de Produtoras Rurais em Cascavel
Ágide Eduardo Meneguette ressaltou o papel estratégico das mulheres no agronegócio durante o 13º Encontro de Produtoras Rurais.

“Esse número certamente vai continuar crescendo, considerando a atuação da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP [CEMF]. As produtoras rurais desempenham um papel determinante no desenvolvimento do meio rural paranaense, pois são o pilar de sustentação das famílias, educando as novas gerações e transmitindo valores e princípios que fortalecem a base do agro”, ressaltou Meneguette.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *