Encontro reúne mais de 1,6 mil produtoras rurais em Cascavel
O 13º Encontro de Produtoras Rurais de Cascavel começou com o pé direito. O evento, promovido pelo Sindicato Rural de Cascavel por meio de sua Comissão Feminina, superou todas as expectativas e já registra mais de 1.600 inscrições confirmadas, um novo recorde desde a primeira edição. Realizado no espaço do Show Rural Digital, o encontro tem se consolidado como um dos maiores do Paraná voltados à formação, à valorização e ao protagonismo da mulher no campo.
O 13º Encontro foi responsável por lotar mais de 900 quartos na rede de hotelaria no município e é oficialmente o maior evento feminino do agronegócio no Brasil.

A abertura foi marcada por um momento emocionante: a apresentação do Coral Feminino “Elas Cantam”, regido pelo maestro Josimar Silva, que encantou as participantes e reforçou a união e a força das mulheres do agro.
O Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Valdemar Jorge, destacou a relevância do trabalho feminino no setor rural. “Ainda bem que o agro tem as mulheres. Elas são protagonistas, empreendedoras e cuidadoras. Hoje, como pai de meninas, quero trazê-las a próxima edição do Encontro de Produtoras Rurais de Cascavel”, afirmou.

A presidente da Comissão Feminina, Maria Beatriz Orso, fez um discurso potente e ressaltou o papel estratégico e a responsabilidade das produtoras no desenvolvimento rural sustentável.
“Essas mulheres são verdadeiras guardiãs do desenvolvimento sustentável do agronegócio. Elas produzem, inovam, educam e contribuem para a evolução constante do nosso setor. Este encontro é para reconhecê-las e fortalecê-las ainda mais”, declarou.

Segundo o Censo Agropecuário de 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – o último realizado –, mais de 40 mil fazendas no Paraná são conduzidas por mulheres. Apenas na região Oeste, das 42,5 mil propriedades rurais, 5,2 mil contam com a participação de mulheres nas atividades agropecuárias. O evento, que conta com o Sistema FAEP como patrocinador oficial e apoio institucional da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), segue ao longo do dia com painéis, palestras e momentos de confraternização.
“É uma grande satisfação ver este evento se consolidar e crescer a cada edição. O Sindicato acredita na força da mulher rural e no seu papel estratégico na propriedade, na família e nas comunidades. Promover um dia como esse é investir no futuro do agro”, reforçou Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel.

O presidente interino do Sistema FAEP Ágide Eduardo Maneguette destacou a relevância da mulher e seu papel no agronegócio.

“Esse número certamente vai continuar crescendo, considerando a atuação da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP [CEMF]. As produtoras rurais desempenham um papel determinante no desenvolvimento do meio rural paranaense, pois são o pilar de sustentação das famílias, educando as novas gerações e transmitindo valores e princípios que fortalecem a base do agro”, ressaltou Meneguette.