Sindicato Rural de Cascavel apresenta reivindicações do setor rural aos candidatos à Prefeitura

Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, o Sindicato Rural de Cascavel tomou a iniciativa de entregar um documento contendo as principais reivindicações do setor rural para os quatro candidatos à Prefeitura de Cascavel. Edgar Bueno (PSDB), Marcio Pacheco (PP), Professora Liliam (PT) e Renato Silva (PL) receberam as reivindicações, que buscam garantir mais qualidade de vida e desenvolvimento para a zona rural do município.

A pauta do Sindicato Rural de Cascavel contempla temas fundamentais, como a manutenção das estradas rurais, segurança no campo, conectividade e educação. Essas áreas são estratégicas para assegurar o progresso sustentável da agropecuária no município e garantir condições dignas para as famílias que dependem do campo.

O presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, enfatizou a importância do diálogo entre o setor rural e os futuros gestores da cidade. “É fundamental que os candidatos compreendam e assumam o compromisso de atender as demandas dos produtores rurais. Cascavel é agro, e precisamos de políticas públicas que garantam infraestrutura, segurança e conectividade para o campo”, declarou Paulo Orso.

Entre as principais demandas, destacam-se melhorias nas estradas rurais, medidas para reforçar a segurança no campo e iniciativas para incentivar a agroindustrialização. “Nosso papel é apresentar as necessidades dos produtores e garantir que os candidatos entendam a urgência de cada ponto levantado”, complementa o diretor secretário do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Vallini.

PROPOSTAS APRESENTADAS PELO SINDICATO RURAL DE CASCAVEL

A seguir, as propostas completas entregues pelo Sindicato Rural de Cascavel aos candidatos à Prefeitura:

1. ESTRADAS RURAIS

• Readequação das estradas rurais, seguindo normas da Secretaria de Agricultura Estadual;
  • Manutenção, conservação e recapeamento da malha viária;
  • Pavimentação mínima de 50 km por ano.

2. SEGURANÇA RURAL

• Aumentar o efetivo da Guarda Municipal Rural a campo;
  • Atender todos os distritos/regiões;
  • Instalação e/ou ampliação de equipamentos de monitoramento (câmeras com leitores de placa).

3. EDUCAÇÃO

• Adoção do Programa Agrinho nas escolas municipais (como apoio e esclarecimento do setor);
  • Alinhamento com o Departamento de Educação para fomento da agropecuária junto aos alunos e professores;
  • Fomentar e fortalecer a inovação e tecnologia na agropecuária;
  • Viabilizar ao Sindicato Rural assento nos conselhos municipais (educação e saúde).

4. CONECTIVIDADE

• Aumentar a infraestrutura de telecomunicações para atingir 100% do município.

5. AGROINDUSTRIALIZAÇÃO

• Políticas públicas de incentivo à agroindustrialização;
  • Fomento à formação de gestão rural e empreendedorismo (viabilizando as novas indústrias);
  • Fomento ao turismo rural.

6. FOMENTO À COMPRAS PÚBLICAS

• Assegurar e fomentar a aquisição de gêneros alimentícios (hortifrutigranjeiros) da agricultura local, através de Chamadas Públicas, pelo Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA);
  • Orçamento mínimo de R$ 600 mil por ano.

O Sindicato Rural de Cascavel espera que, independentemente de quem seja o vencedor das eleições, as demandas do setor rural sejam levadas em consideração. “É uma questão de garantir que o campo continue sendo uma das principais forças econômicas de Cascavel, e que as famílias produtoras tenham a infraestrutura e o suporte que precisam para prosperar”, conclui Paulo Orso.

Os produtores rurais de Cascavel aguardam com expectativa o compromisso dos candidatos com essas propostas que, se implementadas, garantirão mais segurança, eficiência e desenvolvimento para o setor.