Nurespop realiza evento para discutir segurança no campo

No dia 27 de fevereiro, o Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Estado do Paraná (Nurespop) organizou um evento com o objetivo de discutir a segurança no meio rural. A reunião teve lugar na sede do Sindicato Rural de Toledo e contou com a presença de diversas lideranças do agronegócio, bem como representantes das diferentes forças de segurança que atuam na região.

O objetivo da iniciativa era buscar soluções para garantir a segurança do produtor rural. O presidente do Nurespop, Édio Luiz Chapla, ressaltou a efetiva participação das forças policiais durante o evento. “Fizemos o convite e fomos prontamente atendidos. Através deste encontro, buscamos compartilhar informações e encontrar medidas para garantir a segurança dos residentes nas áreas rurais, especialmente considerando que a região está próxima à fronteira e nosso interior frequentemente é utilizado como rota alternativa para atividades ilegais, como contrabando”, explicou.

O evento contou com a presença de autoridades do setor de segurança pública, incluindo o comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar, coronel José Osmar Novach, o delegado chefe da 20ª Subdivisão Policial, delegado Alexandre Macorin, e o comandante do 4º Grupamento de Bombeiros, tenente coronel Rogério Lima de Araújo. Novach destacou a importância desses eventos para aproximar as forças de segurança da comunidade, especialmente dos moradores rurais. Ele enfatizou a oportunidade de esclarecer o papel das autoridades e como os próprios agricultores podem contribuir para aumentar a segurança.

O então presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e Prefeito de Toledo Beto Lunitti citou que a preocupação com a segurança nos territórios está presente nos gabinetes de diversos municípios da região oeste.  Aqueles que têm guardas municipais estão produzindo espaços de conexão com as forças estabelecidas, no sentido de produzir um ambiente seguro”, detalhou.

Além disso, Lunitti falou sobre o debate na associação sobre a questão das áreas indígenas. “É um tema polêmico, mas que precisa ser enfrentado. A AMOP tem muita clareza sobre a problemática e isso já tem sido pauta nos nossos encontros. Além disso, temos outras pautas municipalistas que envolvem a questão da sanidade animal e fitossanitárias. Sabemos da importância dessas discussões”, concluiu.

O Sindicato Rural de Cascavel participou do evento representado pelo diretor secretário Paulo Vallini e pelo Presidente Paulo Roberto Orso. Há meses atento às pautas relacionadas às invasões indígenas na região, o estande do Sindicato também foi palco de divulgação dos trabalhos da Patrulha Comunitária Rural de Cascavel durante o Show Rural 2024.

“É confortante ver tantos representantes de diferentes forças de segurança do nosso estado. Nós, dos Sindicatos, sempre atuamos em parceria e colaboração com as forças de segurança, afinal, sabemos de sua importância no dia a dia do campo. O produtor as respeita, como deve ser”, afirmou Paulo Orso.

Para o diretor Paulo Vallini, a oportunidade do encontro promovido pelo Núcleo não permite apenas que os Sindicatos estejam alinhados, mas que possam compartilhar suas iniciativas. “Aqui, pudemos contar sobre a aproximação do Sindicato Rural de Cascavel com a Polícia Militar da Patrulha Comunitária Rural e explicar o que fizemos. Assim como ouvimos novas ideias também, é uma troca muito rica”, afirma Paulo.

Ações realizadas na região oeste

O município de Toledo implantou câmeras de segurança para monitorar a entrada e saída de veículos no município, além da ampliação do videomonitoramento e melhoria nos equipamentos disponibilizados para a Guarda Municipal.

Além disso, agora há um “Botão do pânico” para os produtores rurais. “Estamos implantando um georreferenciamento que permitirá a utilização desta ferramenta. Em situações de perigo, o homem do campo pode acionar o botão, solicitando apoio direto à Central da GM. Estamos trabalhando também para a criação da nossa Patrulha Rural Municipal, formada por guardas municipais, com armas de longo alcance e demais equipamentos necessários para o atendimento no interior”, explica o Prefeito de Toledo.

Em Cascavel, como já documentado na Revista SindiRural, a Patrulha Rural Comunitária de Cascavel, composta por equipes de policiais, atua de forma próxima à comunidade rural, buscando interagir e se aproximar dos moradores. Com o objetivo de reforçar a segurança no campo, realiza patrulhamentos e cadastros nas propriedades, facilitando a localização em caso de ocorrências.

O cadastro, realizado mediante o contato com líderes comunitários, é uma ferramenta exclusiva da Polícia Militar para agilizar o atendimento em todo o estado do Paraná. Placas de “Área Monitorada” identificam as propriedades cadastradas, auxiliando no reconhecimento durante as visitas. A polícia destaca que o cadastro não é obrigatório, mas ressalta sua importância para o trabalho de patrulhamento.

Em casos de emergência, os moradores podem acionar a polícia através de líderes comunitários ou pelo 190. O canal de comunicação via WhatsApp agiliza o contato entre moradores e policiais, contribuindo para uma resposta mais rápida em situações de perigo.