Rural Leite é reativada e recebe novo Presidente

No último dia 25 de outubro, Cascavel foi palco de um evento marcante que reuniu produtores de leite de toda a região: o Primeiro Encontro de Produtores de Leite, que também simbolizou a reativação da Rural Leite, uma entidade histórica no cenário do agronegócio cascavelense.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo Presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, que traçou um resgate histórico da Rural Leite, destacando seu papel fundamental na promoção de mudanças significativas para o setor ao longo dos anos.

“A Rural Leite desempenhou um papel muito importante para os produtores de leite de todo o Paraná. Foi através dela que, posteriormente, criou-se o Consoleite Paraná.”

Paulo Orso – Presidente do Sindicato Rural de Cascavel

O destaque do evento ficou por conta das palestras, que trouxeram visões valiosas sobre a atual situação do mercado de leite no Brasil e questões essenciais para os produtores. O Coordenador Administrativo da Pool Leite na Castrolanda, Agnaldo Bonfim Brandt, realizou a primeira apresentação, onde discutiu o mercado atual do leite no país. Um dos pontos de destaque foi a preocupante diminuição do consumo de leite entre crianças e adolescentes, um dado que chamou a atenção de todos os presentes.

Em seguida, o consultor do SEBRAE, Edson Boles, abordou a importância do associativismo na representatividade do produtor de leite, enfatizando a união como um dos caminhos para o fortalecimento do setor.

A reativação da Rural Leite, que estava inativa há mais de 15 anos, é um marco para cerca de 500 produtores de leite em Cascavel, representando quase um terço dos pequenos produtores do município. O evento contou também com a eleição de Antônio Carlos de Queiroz como o novo Presidente da Rural Leite, um passo importante para o fortalecimento da entidade.

“A atividade leiteira é muitas vezes cansativa e não atrativa para os jovens, então são situações que desestimularam alguns produtores e que acabaram saindo”

Antônio Carlos de Queiroz – Presidente da Rural Leite

Além dos produtores, o evento reuniu representantes de toda a cadeia do leite, incluindo cooperativas, indústrias, técnicos e órgãos de pesquisa e desenvolvimento, destacando a importância de uma colaboração abrangente para o crescimento sustentável do setor de lácteos.

Para a produtora rural Matilde Machado, o momento é sempre de fortalecimento. “Estamos trabalhando com o leite, estamos unidos e somos várias cabeças pensando uma saída juntos, então isso é muito importante para o produtor de leite”, afirma Matilde.

Este encontro histórico demonstra o compromisso da comunidade de produtores de leite de Cascavel em buscar soluções e inovações para enfrentar os desafios do mercado e contribuir para o desenvolvimento sustentável do agronegócio leiteiro no Brasil.