Sindicato Rural de Cascavel ajuda a transformar tampinhas em cadeiras de rodas
O Sindicato Rural de Cascavel participou ativamente, ao longo de 2025, da campanha de arrecadação de “Doe Lacres, Doe Tampinhas” promovida pela Unimed Cascavel. A iniciativa, que envolveu diversas entidades, empresas e a comunidade em geral, superou a meta estabelecida e alcançou um resultado expressivo em prol da solidariedade.
Ao todo, Cascavel arrecadou 12.287,45 quilos de materiais, ultrapassando a meta inicial de 10 toneladas estipulada para o ano. Todo o material coletado foi destinado à reciclagem, e os recursos obtidos com a venda possibilitaram a aquisição de 22 cadeiras de rodas e 22 cadeiras de banho, que agora serão doadas às seguintes entidades: Adefica, APA LAR, APAE Cascavel, APAE Corbélia, APAE Ibema, Paradesporto, Lions Clube Cascavel, Lions Clube de Ubiratã, Lar dos Velhinhos Ubiratã, Residência Inclusiva Cascavel e Uopeccan.
Luciana Lazzari, superintendente geral da Unimed Cascavel, pontuou na cerimônia de entrega que a sustentabilidade começa com pequenas ações no dia a dia. “As cadeiras que entregamos hoje carregam histórias que ainda serão escritas. Elas serão um meio para mais autonomia, mais acesso e mais alegria,” disse Luciana.
A participação do Sindicato se deu por meio do engajamento de seus colaboradores, associados e da estrutura da entidade, que atuaram como mais um ponto de coleta da campanha ao longo do ano. A mobilização reforça o compromisso social do setor rural com causas que vão além da porteira das propriedades.
Para o diretor-secretário do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Vallini, a iniciativa une responsabilidade social, sustentabilidade e envolvimento comunitário. “Nós agradecemos a todos aqueles que contribuíram através do ponto de coleta do Sindicato e a Unimed por confiar na nossa entidade para uma causa tão nobre. Cada tampinha arrecadada representa um gesto de cuidado com o próximo. Graças ao engajamento dos nossos associados, colaboradores e parceiros, foi possível transformar um material que seria descartado em mais qualidade de vida para muitas pessoas”, afirmou Vallini.
Além do impacto direto na vida de quem recebe as cadeiras de rodas e de banho, a campanha também cumpre um importante papel ambiental, ao incentivar o descarte correto de resíduos e estimular uma cultura de reciclagem e responsabilidade socioambiental.
A ação também reforça a parceria de longa data entre o Sindicato Rural de Cascavel e a Unimed Cascavel, que vai além de campanhas sociais. A cooperativa é uma empresa conveniada da entidade, oferecendo aos associados do sindicato planos de saúde com condições especiais e valores mais acessíveis, ampliando o acesso à saúde para as famílias do campo. Essa parceria institucional fortalece tanto o cuidado com a saúde dos produtores quanto o compromisso conjunto com ações de impacto social.
O diretor-presidente da Unimed Cascavel, Dr. Luiz Sérgio Fettback, lembrou que o cuidado é uma prática cotidiana.
“Cuidar não é um ato isolado. É postura. É uma decisão que se repete. É o que dá sentido a quase cinco décadas da minha vida como médico.”, afirmou o médico.
Com o sucesso desta edição, a expectativa para o próximo ano é ainda maior. A meta para 2026 já foi estabelecida em 15 toneladas, ampliando ainda mais o alcance da campanha. O Sindicato Rural de Cascavel reafirma seu compromisso de continuar contribuindo com iniciativas que unem sustentabilidade, solidariedade, qualidade de vida e fortalecimento da comunidade.