Sindicato Rural de Cascavel realiza reuniões para discutir custo de produção

O Sindicato Rural de Cascavel sediou uma série de reuniões nos últimos dias para abordar o crescente desafio dos custos de produção agrícola. A iniciativa tem como objetivo consolidar informações e levantar dados que serão levados aos governos para criação de política de apoio e incentivo ao setor agropecuário. Todo esse banco de informações ficará à disposição também dos produtores rurais.

O objetivo das reuniões foi debater os desafios enfrentados pelos produtores devido ao aumento dos custos de produção e buscar soluções que possam equilibrar a sustentabilidade econômica de todos os envolvidos. Esses encontros acontecem em todo o Paraná e em todos os estados brasileiros. Eles servem como ponto para discutir custos na pecuária de leite, de corte e de grãos.

As reuniões foram coordenadas pela FAEP, CNA e CEPEA e contaram com a presença de representantes de cooperativas, produtores e outras entidades. Nelas, discutiu-se detalhadamente os fatores que impactam os preços de produção. As conversas giraram em torno de estratégias para otimizar processos e encontrar alternativas viáveis que não comprometam a viabilidade financeira dos produtores.

Paulo Vallini, diretor secretário do Sindicato Rural de Cascavel, destacou a importância dessas reuniões para a construção de soluções eficazes. “Essas discussões são cruciais para entendermos melhor o cenário atual e as necessidades dos nossos produtores. A cooperação entre todas as partes envolvidas é fundamental para que possamos desenvolver estratégias que garantam uma produção sustentável e financeiramente equilibrada”, afirmou Vallini.

O dirigente também ressaltou a colaboração das diferentes entidades presentes. “Foi muito positivo ver a participação ativa de representantes de cooperativas e das principais instituições do setor. A união de esforços e o compartilhamento de experiências são essenciais para enfrentar os desafios que estamos vivendo”, acrescentou Vallini.

Os participantes das reuniões foram unânimes em reconhecer a importância de continuar com esse tipo de diálogo. As próximas etapas incluirão a elaboração de propostas e a implementação de medidas que visam reduzir os custos sem comprometer a qualidade e a competitividade da produção agrícola na região.

Com as discussões em andamento e o engajamento das partes interessadas, espera-se que o setor agrícola de Cascavel encontre caminhos para superar os desafios financeiros e garantir uma produção sustentável no futuro próximo.