Sindicato Rural de Cascavel inaugura 03 novas comissões
Cascavel, uma cidade no oeste do Paraná conhecida por sua forte presença no agronegócio, está vivenciando um momento de transformação e expansão em sua estrutura sindical. O Sindicato Rural de Cascavel, em busca de fortalecer sua atuação e acompanhar as demandas do setor, abriu recentemente três novas comissões: Comissão de Turismo, Comissão de Jovens e Comissão de Tecnologia e Inovação. Com o objetivo de impulsionar a inovação, a sucessão familiar e o desenvolvimento do turismo rural, essas comissões representam um marco para a região. Nesta reportagem, iremos explorar o trabalho de cada comissão e seu impacto no agronegócio local.
Comissão de Turismo: Promovendo o potencial turístico da região
Após muitos anos auxiliando na promoção de iniciativas que estimulam o turismo no município, o Sindicato Rural de Cascavel instituiu a Comissão de Turismo que tem como objetivo estabelecer parcerias estratégicas e ajudar a promover o desenvolvimento do turismo rural. André Heitor Costi Neto, Médico Veterinário e titular da Comissão de Turismo, destaca a importância desse trabalho: “O turismo na região oeste do Paraná, por muito tempo, ficou nas mãos de uma única cidade. Hoje, sabemos que vários municípios possuem a capacidade de se tornarem potências turísticas e queremos ajudar a garantir que Cascavel seja uma delas.”
A comissão está em contato com pessoas-chave para que elas possam contribuir como membros, agregando valor aos futuros projetos. Além disso, estão levantando informações e dados sobre o turismo local, com o intuito de fortalecer a divulgação dos atrativos da região. Uma das atividades importantes que a comissão participará é o segundo congresso de turismo do oeste do Paraná, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de agosto, com o tema “destino turístico inteligente”. A presença nos eventos é vista como uma oportunidade para se manter atualizado sobre as tendências do setor, ressalta André Neto: “A participação nos eventos é de extrema importância, pois garante que estejamos sempre atualizados das tendências que permeiam o turismo.”
Comissão de Jovens: Preparando a próxima geração de agricultores
A sucessão familiar é uma preocupação crescente no agronegócio, e a Comissão de Jovens do Sindicato Rural de Cascavel surge como uma resposta a essa demanda. Sob a liderança de Bruna R. Linhares, produtora rural e titular da comissão, o objetivo principal é preparar os jovens para assumirem o futuro do agronegócio com responsabilidade e eficiência. Bruna destaca a importância dessa missão: “Nós jovens somos o presente e o futuro do agronegócio, e devemos nos preparar para assumir esse setor que é tão importante para economia do Brasil.”
A comissão está planejando novas estratégias para atrair jovens para participarem ativamente da comissão e discutir questões relevantes, como a sucessão familiar e a liberdade de voz dos jovens e suas interações. Além disso, estão buscando o convívio entre os participantes, promovendo eventos e atividades que estimulem a troca de experiências e o aprendizado conjunto. A idade estipulada para entrar na Comissão Jovem é entre 16 e 35 anos, com o objetivo de abranger diferentes gerações e perspectivas.
“Uma das nossas principais preocupações e foco dos nossos trabalhos será a sucessão familiar! O agronegócio precisa olhar para esse assunto com preocupação e entusiasmo, afinal, as possibilidades são infinitas quando os jovens começarem a assumir as propriedades. Queremos criar um espaços com as nossas ideias, visões e talentos, trazendo uma nova perspectiva e impulsionando o crescimento do setor rural”, enfatiza a titular.
“É uma honra estar à frente dessa comissão que já foi e continuará sendo tão emblemática para o Sindicato Rural de Cascavel! Juntos, podemos construir um futuro próspero, valorizando as tradições e buscando inovação e sustentabilidade”, complementa Bruna R. Linhares.
Comissão de Tecnologia e Inovação: Impulsionando o progresso no campo
Após décadas auxiliando diretamente em projetos públicos e privados que beneficiassem o desenvolvimento tecnológico do agronegócio regional e estadual, o Sindicato Rural de Cascavel decidiu criar sua Comissão de Tecnologia e Inovação, a qual tem como objetivo auxiliar nesse desenvolvimento.
Sob a liderança de Marco Portes, a comissão busca promover o conhecimento e facilitar o acesso dos associados a inovações tecnológicas que podem melhorar o dia a dia das propriedades. “O Sindicato é o braço forte da família do campo, então precisamos estar atualizados das tecnologias que rodeiam o mundo rural. Buscamos, através da comissão, expandir o conhecimento aos associados e facilitar o acesso dos mesmos a inovações que possam auxiliá-los no dia a dia de suas propriedades”, explica Marco Portes.
A comissão já está participando de eventos que fomentam a tecnologia no campo, mantendo-se atualizada e conectada com as últimas tendências. O trabalho em equipe envolve agrônomos, engenheiros agrícolas e mecânicos, além da parceria com empresas e a estrutura da universidade local. O objetivo é impulsionar o progresso tecnológico no campo e garantir que os agricultores tenham acesso às soluções mais inovadoras.
Transformando o futuro do agronegócio em Cascavel
As novas comissões do Sindicato Rural de Cascavel representam um passo importante na busca por inovação, desenvolvimento e sustentabilidade no agronegócio da região. A Comissão de Jovens está preparando a próxima geração de agricultores, incentivando a sucessão familiar e a participação ativa dos jovens no setor. A Comissão de Tecnologia e Inovação está impulsionando o progresso tecnológico no campo, capacitando os agricultores com soluções inovadoras.
“É um orgulho imensurável para nós, como Sindicato, podermos criar mais três novas comissões! São pautas relevantes para o agronegócio, e é extremamente necessário que haja produtores e produtoras engajados em entender e expandir esses temas para toda a sociedade, especialmente para nossos associados”, ressalta Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel.
Essas comissões representam a força e a união dos produtores rurais, que estão comprometidos em transformar o agronegócio de Cascavel em uma referência nacional. Com trabalho colaborativo, inovação e preparo para o futuro, eles estão moldando o caminho para um agronegócio mais sustentável e próspero.