11º Encontro de Produtoras Rurais reúne público recorde

O Sindicato Rural de Cascavel, através de sua Comissão Feminina, acomodou mais de 1.200 pessoas, em sua maioria produtoras rurais de todo o Estado, para o 11º Encontro de Produtoras Rurais, que busca proporcionar as agricultoras um dia diferente, com palestras, workshops, entretenimento e network.

Sediado no espaço do Show Rural Digital Coopavel, o encontro criado há 11 anos bateu recorde de público nesta edição, contando com mais de 60 caravanas de todo o Estado e visitantes de todo o Brasil. Pautado pelas demandas das próprias produtoras, as visitantes assistiram palestras sobre saúde da mulher, feminilidade, sucessão familiar, gestão de propriedade agrícola, entre outros assuntos.

Para Maria Beatriz Orso, Presidente da Comissão Feminina e uma das Coordenadoras no Paraná da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, o 11º Encontro de Produtoras Rurais superou todas as expectativas.

“Ver todas essas mulheres unidas, em busca de um dia diferente para elas, porque elas merecem, é de aquecer o coração. A produtora rural está desempenhando um papel super importante no campo e precisamos que toda a sociedade reconheça isso”, afirma Beatriz Orso.

Para o Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ágide Meneguette, é de extrema importância que os Sindicatos e a Federação incentivem e auxiliem na construção da força feminina na agricultura.

“Nós brigamos muito no Paraná para usarmos as tecnologias de ponta e nós estamos vendo nesse ano os resultados disso. Foi um ano bom e surpreendeu até os agricultores com produção recorde no Brasil. Mas as produtoras precisam querer. Você não quer uma formação melhor? Não quer conhecimento? Não quer melhorar a gestão? Eventos como o Encontro não são impositivos, participa quem quer”, afirma Ágide.

O Brasil todo veio a Cascavel!

O Presidente do Sindicato Rural de Cascavel Paulo Orso afirmou, em seu discurso de abertura, que o 11º Encontro de Produtoras Rurais serve para integrar mais força para ajudar o Brasil

“No sindicato, eu convidava 100 homens para uma reunião, vinham 10. Se convidar 100 mulheres, vêm 100. Com tecnologia, inovação e com vocês, mulheres, vamos revolucionar o agro e alimentar o mundo”, disse o Presidente do Sindicato.

A presidente da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP, Lisiane Czech, apontou que os tempos mudaram. “A mulher não podia votar, não podia sair de casa. Quem era convidada para ir a uma reunião de cooperativa ou de sindicato? Mas hoje estamos aqui. Nós acreditamos e confiamos”, relembrou Lisiane.

A Presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Stéphanie Vicente, indicou a diversidade de origens das produtoras presentes no evento, que vieram de estados como Rio Grande do Sul ao Amazonas.

“As mulheres de vários Estados representam as mulheres do agro deste país. Nosso objetivo é que a gente encha cada vez mais auditórios, que possa inspirar mais mulheres e que estejamos cada vez mais protagonizando posições de liderança”, apontou Stéphanie.

Parecer dos secretários

Norberto Ortigara, Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná, afirma que o aumento no protagonismo feminino no campo é fundamental para a continuidade do sucesso do agronegócio.

“Foi-se o tempo onde o homem mandava em casa, enxergamos o casal lado a lado decidindo o que é estratégico e importante para  a propriedade. Por isso nós aplaudimos esse movimento. Parabéns ao Sindicato Rural de Cascavel, seu time de colaboradores e associados”, afirma Norberto.

O secretário ainda apontou que, felizmente, o Brasil tem uma idade média de agricultores mais baixa que a Europa e os Estados Unidos, mas que, mesmo assim, é necessário que seja incentivado aos jovens e às crianças o ofício da agricultura.

“Nós devemos ter condições, um jovem sem dinheiro e capacidade de conectividade fica pendente a sair do campo por isso precisamos fortalecer os investimentos dessa área, não é na marra que eles vão ficar”, completa Norberto.

Para a Secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa Leandre Dal Ponte o respeito a beleza e força individual de cada mulher deve sempre ser incentivado. Citando “Anunciação”, do cantor Alceu Valença, Leandre afirmou que o 11º Encontro de Produtoras Rurais é um anúncio de que as mulheres serão cada vez mais respeitadas e com destaque.

“Vocês brilham. Vocês são luz. Não para ofuscar ninguém, mas brilham para ser farol, para ser o rumo de outras mulheres”, afirmou Leandre.

Crescer e expandir

A Presidente da Comissão Feminina do Sindicato Rural de Cascavel Maria Beatriz Orso afirmou que a ideia é continuar expandindo e melhorando o Encontro, buscando receber cada vez mais mulheres de diferentes lugares do país.

“O nosso evento é especial porque ele conecta de verdade. É uma ação que respeita, valoriza e reforça a força da produtora rural no campo”, comentou Beatriz.