Cuca Café e Conversa realiza 3ª edição na Colônia Barreiros

Cuca Café e Conversa realiza 3ª edição na Colônia Barreiros

O projeto levou orientações sobre saúde, segurança e escuta comunitária aos moradores.

A Comissão Feminina do Sindicato Rural de Cascavel realizou, na Colônia Barreiros, a terceira edição do projeto Cuca, Café e Conversa. A atividade foi organizada como edição extra em razão do sucesso das duas primeiras edições já promovidas em comunidades rurais do município.

EXCLUSIVO: Secretário de Agricultura de Cascavel Renato Segalla fala sobre pavimentação de estradas rurais

O projeto tem como principal objetivo aproximar o Sindicato das comunidades, apresentar o sistema sindical, promover o diálogo com os moradores e levar informações sobre temas de interesse social, institucional e de qualidade de vida no campo.

ORIENTAÇÕES SOBRE SAÚDE

Nesta edição, o Sindicato Rural de Cascavel levou a médica especialista em Clínica Médica e Nefrologia, doutora Hi Kyung Ann, que abordou os cuidados com a alimentação, a importância da prevenção de doenças e a atenção com a saúde, especialmente junto às pessoas em processo de envelhecimento.

Dra. Hi Kyung Ann durante palestra sobre saúde no Cuca Café e Conversa
A médica Hi Kyung Ann orientou a comunidade sobre saúde e prevenção durante o Cuca Café e Conversa.

Durante a conversa, a profissional reforçou a necessidade de hábitos alimentares adequados, acompanhamento médico regular e cuidados contínuos para a manutenção da qualidade de vida no meio rural.

A programação contou ainda com a participação da Unimed Cascavel, que levou uma profissional de Educação Física para realizar um momento de alongamento, integração e descontração com os participantes.

SEGURANÇA E PRESENÇA INSTITUCIONAL

O Cuca, Café e Conversa teve a presença de representantes da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar de Cascavel, parceira do projeto em todas as edições. A soldado Vanessa participou do encontro, repassando orientações sobre segurança e os canais de apoio às mulheres.

Laura Raquel Colaço Sota homenageia policiais militares durante o evento
Laura Raquel Colaço Sota realizou homenagem aos policiais militares parceiros do projeto.

Houve também a passagem do vice-prefeito de Cascavel, Henrique Mecabô, que esteve no local para ouvir as demandas da comunidade.

A imprensa local acompanhou a atividade, e o Sindicato Rural de Cascavel viabilizou um momento de diálogo entre os produtores rurais e os veículos de comunicação. Na ocasião, os produtores puderam relatar, entre outras demandas, a situação das constantes quedas e da falta de energia elétrica na região.

PROJETO DE APROXIMAÇÃO COM AS COMUNIDADES

O Cuca, Café e Conversa é um projeto idealizado pela Comissão Feminina do Sindicato Rural de Cascavel e realizado diretamente nas comunidades rurais do município. A iniciativa promove a escuta ativa das famílias, apresenta o trabalho do Sindicato e da Comissão Feminina e reúne parceiros para levar informações de interesse coletivo.

Segundo a presidente da Comissão Feminina, Maria Beatriz Orso, o projeto fortalece o vínculo entre a entidade e as comunidades rurais. “O Cuca, Café e Conversa nasceu com o objetivo de estar perto das famílias do campo, ouvindo suas demandas e levando informações que contribuam para a qualidade de vida. Essa terceira edição confirma a importância dessa aproximação”, afirma.

Para ela, a realização da edição extra demonstra a aceitação do projeto junto à população.

“O retorno das comunidades foi muito positivo desde a primeira edição. Poder levar o projeto também para a Colônia Barreiros é motivo de satisfação para toda a Comissão”, destaca Maria Beatriz Orso.

Ao final da programação, os participantes participaram de um momento de confraternização com diferentes sabores de cucas e um espaço de integração, conversa e troca de experiências entre moradores, convidados e representantes das instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *