Escritório Compra Agro vira exemplo para municípios

Nos dias 02, 03 e 04 de agosto de 2023, foi realizado o evento edição 2023 Transformar Juntos – Sebrae, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O evento reuniu autoridades, gestores públicos, agentes de desenvolvimento e lideranças para discutir ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios. O objetivo do evento foi proporcionar um espaço de informação e trocas entre diferentes iniciativas dos setores, fortalecer o empreendedorismo local e discutir a desburocratização das compras públicas, especialmente para micros e pequenas empresas. Nesta edição foi tratado da temática da agricultura familiar.

Durante a abertura, o Presidente do Sebrae Décio Lima destacou que é um papel fundamental dos gestores públicos trabalharem para que os pequenos negócios sejam protagonistas da economia local através das compras públicas, com o apoio das prefeituras.

“Como gestores, o que podemos pensar para acabar/ reduzir os índices de Insegurança Alimentar?. A tarefa agora é planejar, coordenar os programas e projetos relacionados ao abastecimento alimentar, promoção da alimentação saudável, combater a inflação dos alimentos e a fome”, afirma Décio.

No painel de Compras da Agricultura Familiar, a Coordenadora Geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar Roseli Zerbinato ressaltou a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na vida do agricultor. “Comprar da Agricultura Familiar é uma ação de segurança alimentar e nutricional, gera desenvolvimento local e sustentável.”

Marcia Sartori, Assessora Técnica Jurídica na compra da agricultura familiar para a alimentação escolar no FNDE, enfatiza a importância de comprar da Agricultura Familiar e como isso contribui para a segurança alimentar e nutricional. Além disso, destaca a necessidade de compreender a legislação específica para a agricultura familiar.

Comitê Gestor Municipal e Sindicato Rural representam Cascavel em Brasília

A Secretária do Desenvolvimento Econômico do Município de Cascavel Hivonete Piccolli e a Coordenadora do Escritório de Compra Caroline Grapeggia, responsáveis pelo Escritório Compra Agro, compartilham o sucesso dessa iniciativa que atua como mediadora entre produtores rurais e compradores, promovendo produtos de qualidade e estimulando o desenvolvimento local.

“A iniciativa do Comitê Gestor Municipal hoje está sendo observada e possivelmente será replicada por municípios do Brasil inteiro. Quando políticas públicas são criadas com responsabilidade, pensadas em facilitar a vida dos empreendedores brasileiros, elas indiscutivelmente são eficazes”, afirma Hivonete.

Para Carol, que representou o Sindicato Rural, a experiência de ter levado e apresentado à entidade para um plateia nacional foi indescritível. “O Sindicato sempre foi uma das entidades mais representativas da região, mas o nosso trabalho agora está se tornando referência nacional e isso é muito gratificante”, afirma Carol.

Carol Grappegia representando o Sindicato Rural de Cascavel

Para o Presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, a presença e o espaço fornecido ao Escritório de Compras no Transformar Juntos – Sebrae, é um grande passo para a agricultura paranaense, cascavelense e, sucessivamente, brasileira.

“É utilizar das políticas públicas como pontes entre quem precisa e quem fornece. É garantir o giro da economia de forma responsável. É permitir que o agricultor tenha longevidade em seu negócio”, afirma Paulo Orso.

Entre os assuntos debatidos ao longo da programação estavam o fortalecimento da agricultura familiar, investimento no agronegócio e orientações para municípios e pequenos negócios para simplificar normas relacionadas a produtos artesanais e de agroindústrias. A importância do Selo Arte e da qualidade dos produtos foram enfatizadas, juntamente com a simplificação do setor de compras para os fornecedores, visando aumentar o percentual de compras da agricultura familiar para além do piso de 30%.

O evento Transformar Juntos – SEBRAE 2023 foi um marco na discussão sobre o fortalecimento da agricultura familiar e o estímulo às compras públicas como estratégias para promover o desenvolvimento local, a segurança alimentar e nutricional, além de valorizar os produtores rurais. A conexão entre gestores, agricultores e entidades como o Sebrae tem se mostrado essencial para alcançar esses objetivos, criando um ambiente propício para o crescimento sustentável de nossas comunidades rurais.

O Escritório de Compras Agro é uma iniciativa que só se tornou possível devido aos trabalhos do Comitê Gestor Municipal em parceria com o Sindicato Rural de Cascavel, Exército Brasileiro, IDR-Paraná, Núcleo Regional de Educação de Cascavel, TCE PR, Escola de Gestão Pública (EGP), Prefeitura Municipal de Cascavel, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná, Sebrae e do COMPRA Paraná.