Sindicato acompanha inovações no Hackathon

No quinto Hackathon realizado durante o Show Rural Digital deste ano, o Sindicato Rural de Cascavel marcou presença como observador atento, acompanhando de perto o início de uma jornada de criatividade e desenvolvimento tecnológico. Divididos em 15 equipes, os 75 participantes do Hackathon enfrentaram o desafio de eleger um problema, criar o melhor produto e conquistar o prêmio principal.

O gerente de TI da Coopavel, Rogério Aver, destacou a importância do evento, apontando que muitas vezes o valor comercial dos projetos desenvolvidos supera as premiações. Ele ressaltou a relevância do hackathon para além da competição, evidenciando como os projetos podem gerar valor comercial ao longo do tempo.

José Rodrigues da Costa Neto, coordenador geral do Show Rural Digital, enfatizou a proposta do evento de gerar soluções que impulsionam a produtividade dos produtores, visando aumentar sua lucratividade. “Temos exemplos de empresas que não venceram o Hackathon, mas que conseguiram colocar os produtos e soluções desenvolvidas aqui no mercado”, destacou Neto.

O titular da Comissão de Tecnologia e Inovação do Sindicato Rural de Cascavel, Marco Portes, enfatiza que as ideias geradas no Hackathon devem ser valorizadas pelos produtores de Cascavel. “É a inovação com qualidade sendo criada em casa. É nosso dever incentivar e impulsionar estas iniciativas, trazendo assim inovação e prosperidade ao campo”, explica o titular.

Marco também pontua que o fomento ao desenvolvimento tecnológico local, além de aumentar a lucratividade e empregabilidade, pode sanar problemas específicos da região oeste do Paraná. “O que funciona e o que não funciona aqui?  Devemos considerar o clima, a mão de obra, tipo de solo e insumos disponíveis. A inovação começa quando olhamos para um problema, buscamos a solução, implementamos e geramos resultados para todos os envolvidos neste ecossistema”, finaliza.

A premiação incentivou os participantes, com a equipe vencedora ganhando uma viagem para Santiago, no Chile, para conhecer startups e empresas de inovação referências em suas áreas. Além disso, houve prêmios em dinheiro para o segundo e terceiro lugares.

A estreante Giulia Vilanova, acadêmica de Engenharia de Software, buscou uma experiência desafiadora e enriquecedora no evento. “Eu busquei o Hackathon porque estava procurando uma experiência de imersão na solução de problemas, acho que se encaixa totalmente com o meu curso. E justamente por isso, acredito que vai ser uma experiência de muito crescimento profissional e até pessoal também”, avaliou Giulia.

Durante a competição, diferentes equipes visitaram o estande do Sindicato Rural de Cascavel onde puderam tirar dúvidas com os produtores sobre problemas reais do campo. Além do auxílio dado aos jovens, a equipe do Sindicato também apresentou a eles o recém lançado aplicativo do Escritório de Compra Agro.

“Os jovens são o futuro do nosso setor, e quão gratificante é vê-los pensando em soluções para o campo. Lidamos com fontes finitas e a inovação e a ponte para um futuro mais sustentável, onde a agricultura continue a andar em harmonia com a natureza suprindo sua missão de alimentar o mundo”, afirma o Presidente do Sindicato Rural de Cascavel Paulo Orso.