Sindicato é palco de evento histórico entre FAEP e SEED no Show Rural 2024

O Sistema FAEP/SENAR-PR deu mais um passo decisivo em sua iniciativa de colocar os colégios agrícolas do Paraná na era digital. A entidade formalizou a doação de 23 drones e 23 penetrômetros à Secretaria de Estado da Educação (Seed), para serem utilizados nas aulas dos milhares de alunos dessas escolas técnicas. O termo de doação foi assinado nesta quarta-feira (7), no estande do Sindicato Rural de Cascavel, durante o Show Rural.

Em seu pronunciamento, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou a importância dos colégios agrícolas para o fortalecimento da base do setor agropecuário. Em razão disso, o dirigente justificou a necessidade de iniciativas que impulsionem a formação dos jovens.

Tenho certeza de que esse trabalho vai ser importante para a formação dos nossos meninos e meninas. O mundo não vai ficar parado e temos que acompanhar o avanço das tecnologias. Muitos líderes do setor rural paranaense, antes de fazer agronomia, medicina veterinária ou outros cursos, primeiro se formaram em colégios agrícolas.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

“Estamos dando uma boa oportunidade aos alunos. Como dizia meu pai: ‘Cada dia da vida é uma aula nova e a gente vai morrer e não vai ter aprendido tudo’. Aproveitem a oportunidade”, disse Meneguette às centenas de estudantes presentes.

O Presidente do Sindicato Rural de Cascavel Paulo Roberto Orso afirmou estar honrado, em nome da entidade, de poder ser o palco de um evento tão importante para o Sistema FAEP/SENAR-PR e para a Secretaria de Educação do Estado. Paulo comenta que o futuro do campo está nos jovens, é eles que precisam ser estimulados e capacitados para serem os sucessores.

“Senhores secretários, o futuro do agro está aqui. É uma honra para nós sediarmos esse momento tão importante e devemos sempre buscar políticas públicas de incentivo que possibilitem uma contínua capacitação dos alunos.

Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel.

O evento foi prestigiado por três secretários de Estado: Roni Miranda (Educação), Norberto Ortigara (Agricultura) e Valdemar Bernardo Jorge (Desenvolvimento Sustentável). Além disso, também participaram do ato o deputado estadual Gugu Bueno, Márcio Pacheco e o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Alexandre Leal dos Santos. As autoridades participaram da entrega simbólica dos equipamentos, que foram recebidos pelo diretor do colégio agrícola de Palmeira, João Carlos Hoffmann, e pela aluna Stefany Volgei, de Clevelândia.

Na avaliação do secretário, a programa Agropecuária 2030 complementa a formação dos estudantes, criando melhores condições para que os alunos se destaquem no mercado de trabalho e contribuam, de forma decisiva, para o desenvolvimento do setor agropecuário do Paraná.

“Esse programa significa tecnologia dentro das escolas. É o que há de evolução dentro dos colégios agrícolas. Os alunos vão sair na frente de outros profissionais. Queremos alunos bem formados, que tenham condições de ficar no campo, gerando riquezas para o nosso Estado”, avaliou Miranda.