JAA: Sindicato prestigia apresentação do projeto em Santa Tereza do Oeste

JAA: Sindicato prestigia apresentação do projeto em Santa Tereza do Oeste

O Sindicato Rural de Cascavel, por meio da mobilizadora do SENAR-PR, Anieli Turmina, prestigiou a apresentação do projeto Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) – Gestão Rural, realizada por estudantes do Colégio Estadual do Campo Santa Maria, em Santa Tereza do Oeste.

Programa Agrinho: vencedores expõem projetos no Show Rural

Ao todo, 13 alunos participaram da atividade, que apresentou uma maquete representando uma feira rural na praça da cidade, construída como parte do trabalho pedagógico desenvolvido ao longo do curso. O projeto buscou estimular a visão empreendedora dos jovens, conectando teoria e prática para a gestão eficiente da atividade rural.

Maquete de feira rural construída por alunos do JAA Jovem Agricultor Aprendiz em Santa Tereza do Oeste
Alunos do JAA construíram maquete de feira rural como parte do projeto pedagógico. Foto: Gabriel Portella

Os alunos que realizaram o projeto são: Alisson Henrique Vieira Budske, Emanueli Vitoria de Souza Rocha, Emilly Victoria dos Santos Ferrari, Helloiza Vitoria Bueno Chaves, Isabele Possamai, Kethe­llyn Luiza Dantas Santiago Hart, Luiz Paulo Pessotto, Lyvia Eloah Possamai, Maria Fernanda Ribeiro dos Santos, Matheus de Oliveira Amaral, Oliver Matheus Primak, Vinicios dos Santos Rocha e Vitor Augusto Menezes Vieira.

Para a aluna Emily Ferrari, o curso do JAA traz uma aprendizagem ampla sobre diferentes assuntos. “Quando fizemos o projeto, pensamos na feira, pois assim os agricultores podem vender seus produtos”, explica Emily.

Estudantes do Colégio do Campo Santa Maria apresentam projeto do JAA Jovem Agricultor Aprendiz
Estudantes apresentaram o trabalho desenvolvido ao longo do curso do JAA. Foto: Gabriel Portella

O encerramento do curso contou ainda com a presença do secretário municipal de Agricultura de Santa Tereza do Oeste Adelar da Silva Schillo, que destacou a importância da juventude para o futuro do campo e a relevância de iniciativas como o JAA para fortalecer a agricultura familiar e incentivar a permanência dos jovens na área rural.

“É muito gratificante, como poder público, acompanhar um projeto dessa relevância. Uma iniciativa como essa fortalece as pequenas propriedades, contribui para a geração de renda no município e demonstra a capacidade e o protagonismo dos nossos jovens”, afirma o Secretário

Secretário de Agricultura de Santa Tereza do Oeste discursa para estudantes do JAA
Secretário de Agricultura Adelar Schillo destacou a importância da juventude rural no evento do JAA. Foto: Gabriel Portella

Desenvolvido pelo SENAR-PR, o programa Jovem Agricultor Aprendiz tem como objetivo oferecer formação técnica e cidadã, ampliando as oportunidades para jovens rurais, despertando competências de gestão e promovendo a valorização do agronegócio.

Para a mobilizadora do SENAR-PR no Sindicato Rural de Cascavel, Anieli Turmina, apoiar e prestigiar momentos como este reafirma o compromisso institucional com a formação das novas gerações e com o fortalecimento da agricultura regional.

“É gratificante ver o empenho dos jovens na construção da maquete e na apresentação do projeto. Iniciativas como esta, desenvolvida no JAA, mostram que o campo continua forte e cheio de novas oportunidades para quem quer se dedicar e inovar”, afirma Anieli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *